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8 ª D

mensagem de reflexão

 Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

                                                                                             Autor:Paulo Coelho

Nos gostamos desta mensagen porque ela fala sobre o passado,presente e o futuro.


Matheus França da Costa  Nº29 8ºD
Samuel Teixeira Barbosa   Nº35
Carlos Augusto ConceiçaoNº04




Notícias sobre a nossa escola
 postadas  pelos alunos da 8ªD

mundanças na escola

Neste ano de 2011 a E.E.São Pedro está bem, diferente.`e o que podemos observar ja na sua faixada,nas salas de aula e corredores.colocaram cortinas armarios nas salas de aulas e pintaram os corredores, alem disso colocaram cameras nos corredores e vao instalar os 2 ventiladores em cada sala. temos tambem a sala de informatica que da ao aluno a chance de usar a internet de graça"e muito boa"diz aluno JONATHAN da 8D.  o refeitorio esta em reforma para a revolta de alguns alunos."est5a muito ruim sem almoço" diz eles.calma nao e isso que você esta penssando, a escola da lanche aos alunos.a direçao esta mais ativa e a diciplina melhorou.o jardim da escola esta mais verde e bonito.ha pas e vassouras nas salas de aulas para facilitar a limpeza."esta parecendo escola particular"diz muitos dos professores.Agora elogio pela competencia da diretoria e o que não falta.
PRODUZIDO:Libina Lois Bontempo 8D
DIGITADO POR:Danilo Guilherme Gouveia Lopes 8D

grêmio estudantil

                                         Para que serve o grêmio
    O grêmio estudantil foi criado para que um grupo de alunos com dispocição, fizessem com que a escola seja, um ambiente amis agradavel e legal para os alunos.
    A responsabilidade do grêmio e grande porque para conseguir a melhoria da escola e preciso arrecadar fundos então temos que ter responsabilidade.


                                                     História do grêmio

   O grêmio foi criado pela escola. mas teve um fundador que nunca será esquecido o 'Osvaldo", um dos fundadores do grêmio ele morrreu em frente  a escola "pelo que eu fiquei sabendo" mas deixou ao gremio lembranças e como fazer com que o grêmio  seja bem mais valorizado pelos alunos e professores.Hoje quem esta na direção e o prof° Daniel dezotti.
                                   
                                            Eleições do grêmio de 2011
   Nesse ano as eleições do grêmio teve muitos participantes e quatro chapas:movimento estudantil, união são pedro, interligados são pedro, batalhão escolar.
   Esse ano tiveram bem mais participantes do que no ano passado, porque no ano oassado tiveram poucos participantes.
   Nesse ano quem ganhou foi o movimento estudantil. as outras chapas como sempre foi feito vai ficar como aprendiz.

                            E essa é a história do gremio.
                                                    Escrito por jonathan da 8°D 
 
Trabalhos realizados na nossa escola

RELATÓRIO- 8ªD TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

OS SEGUINTES ALUNOS IGOR,CLEITON,JACKSON,LUAN E PAULO VICTOR,DA 8ªD APRESENTARAM UM TRABALHO DE DANÇA DE RAP NA SALA DE VIDEO.DANÇARAM UMA MÚSICA DO CANTOR CRIS BROW E SE SAÍRAM MUITO BEM. O IGOR E CLEITON FORAM OS DANÇARINOS, ENQUANTO OS OUTROS  FALAVAM AO RESTANTE DA SALA,O NOME DOS PASSOS APRESENTADOS.APESAR DO ESFORÇO ELES TIRARAM NOTA 9.A MESMA NOTA FOI PARA O GRUPO QUE CANTOU UMA MÚSICA QUE ELES MESMO
INVENTARAM,JONATHAN,LIBINA,DEBORA,MATHEUS,CARLOS E SAMUEL TAMBÉM DA 8ªD, CANTARAM O RAP DA ESCOLA SÃO PEDRO.



rap da escola são pedro da 8°D

Aqui na escola São Pedro eu vim estudar
Pra minha eu poder mudar
História e matemática
Eu vim estudar
Para o meu futuro eu pode mudar
Se quer ser alguém na vida e ter boa profissão
Na escola São Pedro você tem a solução 
Passar o dia na escola 
E aprender concerteza e uma profissão 
Eu vou ter ai beleza
O professor passou uma lição pra gente estudar
E um rap nacional pode inventar
A vida logo passa e você 
Nem percebeu 
Eu tô aqui fazendo um trabalho pro pneu
pneu pneu é pro pneu 

criação: Jonathan,Líbina,Débora- 8ª D



FRASES DE INCENTIVO 8ªD

"Viver é lutar, avançar, criar, superar-se crescer é isto requer coragem".

"Quando o homem perde dinheiro perde muito.Quando perde um amigo perde mais,mas quando perde a coragem perdeu tudo."

"As estrelas brilham na escuridão"

"Vencedor é aquele que acredita em si próprio em sua capacidade de superar obstáculos."

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de viver."

"Se derrotas aconteceram que elas não nos abale.Antes sejam encaradas como aprendizados na conquista de vitórias pois sempre é tempo de recomeçar."
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Meu ponto de vista sobre a escola

A escola São Pedro tem inúmeras qualidades, mas também tem seus defeitos e eles não são causados pelos professores ou funcionários, os defeitos são provocados pelos próprios alunos da escola.
Por exemplo, no ano passado a escola tinha acabado de passar por uma reforma, incluindo a pintura das paredes. Algum aluno do período da noite pichou a escola e botou fogo numa salinha que os funcionários faziam sua refeições.
As qualidades da escola são seus ótimos professores e funcionários exercendo com muita competência o seu trabalho, todos os professores são formados e muito inteligentes, tendo total capacidade de educar.
Temos o diretor Valdo, que está sempre dando o seu melhor para tornar nossa escola, a melhor de São Bernardo.
Temos também as funcionárias da limpeza, que sempre estão fazendo o possível para manter a escola limpa e bem cuidada para o bem-estar dos alunos e professores, para que todos se sintam bem num ambiente limpo e higienizado.
As cozinheiras da escola também estão sempre dando o seu melhor para alimentar os alunos da escola com qualidade. Muitos alunos da escola não gostam da comida daqui, porém há outros alunos que gostam e até fazem repetição na hora do intervalo.


Postado por: Rebeca Maira, 8ªD


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Bullying

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, "tiranete" ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.
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Devido ao fato de ser um fenômeno que só recentemente ganhou mais atenção, o assédio escolar ainda não possui um termo específico consensual, sendo o termo em inglês bullying constantemente utilizado pela mídia de língua portuguesa. Existem entretanto alternativas como acossamento, ameaça, assédio, intimidação', além dos mais informais judiar e implicar", além de diversos outros termos utilizado pelos próprios estudantes em diversas regiões.
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Características dos bullies

Pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que uma deficiência em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser particulares fatores de risco. Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do assédio escolar, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies sofram de qualquer déficit de autoestima. Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a autoimagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas. É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:
"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do assédio escolar durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta".
O assédio escolar não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o assédio escolar frequentemente funciona por meio de abuso psicológico ou verbal. Os bullies sempre existiram mas eram (e ainda são) chamados em português de rufias, esfola-caras, brigões, acossadores, cabriões, avassaladores, valentões e verdugos.
Os valentões costumam ser hostis, intolerantes e usar a força para resolver seus problemas.




Postado por: Rebeca Maira, 8ªD




Meu ponto de vista sobre a escola



A escola São Pedro tem inúmeras qualidades, mas também tem seus defeitos e eles não são causados pelos professores ou funcionários, os defeitos são provocados pelos próprios alunos da escola.
Por exemplo, no ano passado a escola tinha acabado de passar por uma reforma, incluindo a pintura das paredes. Algum aluno do período da noite pichou a escola e botou fogo numa salinha que os funcionários faziam sua refeições.
As qualidades da escola são seus ótimos professores e funcionários exercendo com muita competência o seu trabalho, todos os professores são formados e muito inteligentes, tendo total capacidade de educar.
Temos o diretor Valdo, que está sempre dando o seu melhor para tornar nossa escola, a melhor de São Bernardo.
Temos também as funcionárias da limpeza, que sempre estão fazendo o possível para manter a escola limpa e bem cuidada para o bem-estar dos alunos e professores, para que todos se sintam bem num ambiente limpo e higienizado.
As cozinheiras da escola também estão sempre dando o seu melhor para alimentar os alunos da escola com qualidade. Muitos alunos da escola não gostam da comida daqui, porém há outros alunos que gostam e até fazem repetição na hora do intervalo.

Postado por: Rebeca Maira, 8ªD

ARTIGOS DE OPINIÃO
POSTADOS PELOS ALUNOS DA 8ª D

Baseado nos textos lidos em sala de aula:

segunda-feira, 13 de junho de 2011


O Poder do cidadão

              No Brasil  o número da miséria, fome e violência, está diminuindo, mas nem tanto.  A fome no Brasil, está um caso muito critico, porque muitas pessoas pobres, não tem o que comer,  e muitos tem filhos, mas não tem as condições de vida necessária, e não tem condições de criá-los ou acabam abandonando.
    Muitos governantes se aproveitam dessa ocasião e oferecem empregos para eles, mas praticamente trabalham de graça, ou seja não tem um salário digno.
  E falando da violência. A  violência é um caso que as pessoas se preocupam e temem porque o que tem mais é a falta de segurança. Pois hoje nos chegamos em um banco e não vemos policias e sabemos que o banco e um local de transferência de dinheiro. E atualmente são os próprios policiais que estão envolvidos em roubos e explosões de caixas.
      Então não temos em quem comfiar porque se até os policias estão envolvidos.
                                           ISSO TEM QUE ACABAR!
     Devemos nos se conscientizar e ajudar no combate, a fome,  a miséria e a violência exercendo nossa cidadania.

jonathan g. 8ºD
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A FOME, A MISÉRIA E A VIOLÊNCIA NOS DIAS DE HOJE

No Brasil a fome,a miséria e a violência está diminuindo pouco a pouco mas muitas familias no mundo  não tem uma condição de  vida boa, porque não trabalham ou não tem condições de trabalho com salários dignos.A fome é uma realidade na vida dos cidadões e das cidadãs no Brasil.
E também falando sobre a miséria sabemos que existe também a discriminação pois muitas pessoas tem discriminação com os negros,tem muitos negros que trabalham muito e ganham pouco,e ganham pouco por causa do preconceito racial,mas nos dias de hoje o preconceito está diminuindo bastante.
 E se tratando da VIOLÊNCIA não  está diminuindo e sim aumentando a cada dia.Uma das coisas que são muito erradas são os policiais que  batem em negros e pobres.Isso é terrível.E não há segurança em muitos locais, por ex:bancos lojas,residências etc...Você acha que a violência deveria desaparecer no Brasil?E a pobreza e a miséria?Tudo isso deve acabar mas para isso acabar só depende dos cidadãos e de como exercem a  sua cidadania.
Portanto  devemos ajudar a combater a violência a  fome e a miséria.Então, pensem em tudo isso e vamos exercer nossos direitos  e deveres d e cidadão,para que o Brasil seja um país melhor para todos nós.


Débora Angélica       8ªD

segunda-feira, 13 de junho de 2011


A adolescência nos dias atuais

A adolescência nos dias atuais

Nesse período o adolescente se olha no espelho e se acha mais diferente. A adolescência  é uma fase difícil e complicada o adolescente se acha inseguro e também tem dificuldades nos relacionamentos, no trabalho, e precisa de uma educação melhor . O problema maior surge com as relações sexuais . Quando a relação prematura permanece apesar da prudência dos pais.
A educação sexual é apenas um dos aspectos da educação para o amor .
Por isso é extremamente necessário que os pais não cedão a moda atual que pretende tirar a responsabilidade dos adolescentes com o pretexto de que não estão preparados para a vida sexual, e de suas consequências, mas podem manter uma relação a dois sem  um compromisso sério.

Isaaktan Farias Gonçalves

8ªD 



A Fome e a miséria são a realidade do Brasil

 A fome  a misèria só tem aumentado a cada dia que se passa.Não é por acaso que a palavra "miséria" esta cada vez mais falada no Brasil.Cidadania é a consciênciade de direitos democràticos e se estivesse sendo praticada pelos brasileiros , ninguém estaria de braços cruzadosvendo milhares de pessoas morrendo de fome e na miséria.
algumas pessoas que ama o brasil lutam todos os dias para combater a fome e a miseria é o caso do escritor Herbert de Solza  que morreu ,tentando combater isso.sendo assim todos devemos lutar por essas pessoas que estão nessas condições porque a fome e a miséria ainda e a realidade do Brasil. Pessoas trabalhando em estado em estado de escravidão com salário baixo e outras se prostituem para sobreviver. um dos assuntos mais falados é a descriminação dos negros e das pessoas que tem defeitos visiveis tudo isso é o que vivemos hoje mais isso não pode existir.
   O cidadão e um individuo que tem consciência de seus direitos e deveres. Então um cidadão com sentodo etico não abre mão desse poder de participação. Vamos pensar sobre isso e ter a atitude para combater e cobrar dos nosso governantes
  
 Postado por: Libina  Lois Bontempo 8ºD
  

A vida dos Adolescentes

A vida na adolescência é as vezes muito curiosa pois os adolescentes querem ver, ouvir, saber e fazer.Eles querem sair ser independentes querem fazer coisas de adultos e querem curtir a vida experimentar as coisas boas que a vida nos traz.
   Os adolescentes querem saber sobre sexo: Ás vezes uns tem medos acham coisa do outro mundo mas todos temos que entender que cada coisa tem seu tempo não podemos ser apressados.
   Alguns adolescentes não tem consciência do que faz e acaba fazendo ¨besteira¨.
            
       ADOLESCENTES SE CUIDE

NOME: KEROLAYFE CONCEIÇÃO FERREIRA 8:D






Ética ou Lei ?

A professora Mércia está trabalhando em várias salas da 8ª série, o tema "celular em sala de aula". Você concorda ou não com isso, é correto usar ou não?  Os alunos da 8ªD fizeram um debate sobre o  assunto e a maioria da sala decidiu com seus argumentos que é correto usar...Deixe um comentario com sua opinião .

Vinicius Nascimento
8ªD

Conclusão do Debate: O uso do celular em sala de aula- 8ªD

Na sala de aula aconteceu um debate, sobre o uso do celular na sala, alguns alunos foram a favor e outros contra, uns com boas justificativas outros nem tanto.
  Uns dos argumentos apresentados foram:
  1. "atender chamadas de emergência com autorização do professor(a)" esse argumento foi do grupo que ficou  contra a lei;
  2.  " o celular gera distracção e já que existe lei que seja cumprida em questão de educação" esse foi uns dos grupos que ficou a favor da lei .
  3. " Atrapalha  a explicação na hora das atividades e provas".
  No final o ponto de vista geral da sala ficou contra a lei da proibição pois sete grupos foram contra e apenas dois a favor da lei. E como justificativa é que o celular pode ser usado com consciência e utilizar o fone de ouvido e deve ter um acordo entre o aluno e o professor(a) principalmente na hora da explicação e das atividades.

ESCRITO: JONATHAN E DÉBORA A.


As mudanças biológicas - o desenvolvimento dos órgãos sexuais secundários e o crescimento acelerado da altura - são mais ou menos passíveis de comparação nas diferentes sociedades, apesar de que o processo de amadurecimento biológico pode até sofrer influência pela situação social e econômica.

A dimensão social do período de amadurecimento do e da adolescente depende intensamente do contexto cultural: uma menina de 15 anos de idade pode ser vista numa determinada sociedade como criança, noutra como adolescente e numa terceira como uma pessoa adulta e madura. O retrato disso pode ser observado p. ex. na diferença da idade oficial para o casamento entre o noivo e a noiva, o que expressa indiretamente como se avalia diferentemente a maturidade dos homens e das mulheres. Em alguns países, a idade mínima para as mulheres casarem é de 12 anos, sendo isto em outros países assustador. As ações recíprocas entre os fatores sociais e econômicos e o papel dos jovens numa sociedade são complexas e mudam de acordo com o processo de desenvolvimento. Comparando sociedades tradicionais com aquelas em transição ou as modernas, podemos constatar que a posição dos jovens é definida de forma diferente. Numa mesma sociedade podem aparecer paralelamente estruturas ambientais tradicionais (geralmente rurais), aquelas em transição (meio-urbano) e modernas (urbanas). As mudanças psíquicas que se processam nos adolescentes provavelmente divergem muito nos diferentes países do mundo. Por exemplo, identificou-se em relação aos países industrializados o seguinte fato relativo ao comportamento sexual dos adolescentes: eles raramente estão conscientes sobre as conseqüências à longo prazo das suas maneiras de agir em determinado momento; o comportamento deles, freqüentemente, diverge dos conceitos morais existentes e eles demonstram uma tendência a um comportamento de risco.



Pesquisa Realizada na aula de Ciências- Professora: Joelma
Tema: Sexualidade


Dados sobre as atividades sexuais de adolescentes, principalmente os solteiros, são raros, pois isto representa um tema sensível. Pesquisas realizadas em vários países entre alunos, como também em jovens fora do contexto escolar, identificaram que grande parte dos adolescentes iniciaram cedo as atividades sexuais. A maior parte tinha tido relação sexual com 19 anos.

O contexto e a valorização das atividades sexuais dependem das condições sócio-econômicas e sócio-culturais, divergindo entre adolescentes do sexo masculino e feminino. Nos adolescentes masculinos, freqüentemente, aceita-se que eles tenham um forte instinto sexual e a necessidade de fazer experiências na área sexual. Quase não existem restrições, pelo fato de que as conseqüências não desejadas só aparecem nas mulheres. A sociedade, genericamente, aprova as atividades sexuais das jovens mulheres casadas com menos de 20 anos de idade. A gravidez é desejada, sendo o objetivo principal ter filhos e criá-los. Porém, na maioria das sociedades desaprova-se as atividades sexuais antes do casamento. Neste caso, a gravidez não é desejada. No período entre a menarca e o casamento é de praxe controlar as atividades sexuais e possíveis conseqüências indesejadas, com ajuda de uma série de regras e hábitos.

O desaparecimento dos valores tradicionais, as atrações do mundo consumista urbano e as condições econômicas reais nas cidades favorecem tanto as relações sexuais pré-matrimoniais com diferentes parceiros quanto a prostituição juvenil. A melhoria das possibilidades de educação para os adolescentes, como também as razões econômicas resultam no aumento da idade para o casamento.
Daí aumentam as relações pré-matrimoniais com as suas conseqüências negativas: gravidez não desejada e aborto. Cada vez mais a escolha do parceiro, anteriormente assunto acordado entre as famílias, é assumida pelos próprios jovens. Isto, por sua vez, favorece que se tenha relações sexuais com diferentes parceiros para encontrar o certo.

Texto elaborado por Regina Görgen
Tradução: Gunde Schneider Röhr

postado por: Larisse T. Gomes 8°D

diretor do programa global sobre AIDS da OMS (Organização Mundial de Saúde) expressou a sua preocupação com as seguintes palavras:

"Em muitas partes do mundo, a metade de todos os jovens até a idade de 15 ou 16 anos já teve relações sexuais, e milhões de adolescentes, já com 12 ou 13 anos. Principalmente as DSTs, entre elas a AIDS, é que colocam as jovens em perigo. Elas têm a tendência de casar ou manter relações com homens mais velhos, que já têm experiências sexuais. Já pelo fato das mulheres serem a parte receptora, elas se arriscam mais. Este risco se multiplica nas adolescentes, já que o seu útero ainda não é totalmente desenvolvido, produzindo pouca secreção vaginal que não assume a sua função protetora de forma suficiente. Além disso, as meninas freqüentemente são forçadas para a primeira relação sexual, levando a lesões genitais. À luz deste fato, não é surpreendente que em todas as partes do mundo os adolescentes sofrem de DSTs. Tanto em Botsuana como também nos Estados Unidos, pelo menos um em quatro adolescentes sexualmente ativos apresentava uma DST.

Como é que está a situação das infecções pelo HIV nos adolescentes? Estima-se que, atualmente, cerca da metade de todas as infecções pelo HIV ocorreram em jovens com menos de 25 anos de idade. Em outras palavras: desde o início da epidemia da AIDS, ao menos 6 milhões de jovens se contaminaram com o vírus do HIV através de relações sexuais desprotegidas ou pelo uso de seringas em comum. O potencial para a continuação da disseminação entre os adolescentes é enorme, principalmente porque 800 milhões deles/delas vivem em países em desenvolvimento onde a epidemia se expande mais rapidamente."

Gravidez precoce ainda é um dos empecilhos principais para a melhoria do status da mulher nos países em desenvolvimento. Mundialmente, nascem crianças de quase 15 milhões de adolescentes por ano, destes mais de 80% em países em desenvolvimento. Em alguns países, um quinto dos nascimentos recai nas adolescentes.

Os seguintes riscos podem ocorrer na gravidez de mulheres muito jovens: maior freqüência de toxemias gravídicas, anemia, partos prematuros, desproporção pélvica ou cefálica e contrações uterinas exageradas, lesões cervicais, como também baixo peso do recém-nascido. A gravidez em idade materna abaixo de 16 anos é principalmente arriscada.

Na norma mundial, a primeira causa morte nas mulheres entre 15 e 19 anos de idade, são as complicações da gestação. Porém, também nesta questão as condições sócio-econômicas, o acesso aos serviços pré e pós-natais, como também as possibilidades de intervenções cirúrgicas têm um significado importante: Em Bangladesh 40% dos casos de mortes entre mães adolescentes são atribuídos à causas ligadas à gravidez, no Egito são 26%; nos países desenvolvidos apenas 1% destes casos de morte são atribuídos às causas denominadas.

Práticas tradicionais prejudiciais contribuem para o maior risco da gravidez precoce. Circuncisão ou amputação clitoriana e infibulação (fechamento dos órgãos genitais) aumentam os riscos decorrentes das gravidez precoces adicionados às complicações que resultam de tais intervenções.

Nas gravidez extra-matrimoniais, o perigo das repercussões negativas sobre a saúde são bem maiores. Mesmo em sociedades nas quais as crianças são muito valorizadas, as adolescentes solteiras grávidas sofrem pressão social e psíquica, levando-as à possibilidades ilegais e inseguras de aborto. Elas também tentam esconder o seu estado, deixando de usufruir das possibilidades de serviços pré-natais, de modo que os riscos para a saúde aumentam. Dificuldades econômicas ainda acentuam estes problemas. A saúde não só das adolescentes é prejudicada. As crianças que nascem sob tais circunstâncias, freqüentemente são negligenciadas ou até abandonadas.

Naturalmente, nem toda gravidez pré-matrimoniais é indesejada. Não se pode esquecer que nem todas as sociedades condenam os nascimentos extra-matrimoniais. Freqüentemente, a gravidez antes do casamento é acolhida como prova de fertilidade e como primeiro passo para o casamento. Uma pesquisa sobre o comportamento reprodutivo de jovens adultos na América Latina resultou no fato que gravidez pré-matrimoniais, freqüentemente, são legitimadas por casamento durante ou logo após o nascimento do bebê. Em outros casos, a promessa para o casamento é usada como engodo para se ter relações sexuais, porém, sem ser cumprida posteriormente.

Crianças de mães adolescentes têm menos chance de sobrevivência do que aquelas de mães entre 20 e 30 anos de idade. Já foi suficientemente documentado - principalmente nos países em desenvolvimento - que a mortalidade infantil aumenta se a mãe tiver menos de 20 anos de idade.

Através de registros de maternidades em diferentes países, viu-se que grande parte dos abortos são aqueles induzidos ilegalmente pelas próprias jovens mulheres. Os casos notificados apenas são a ponta do iceberg. Os abortos ilegais e inseguros contribuem em grande parte para o aumento da mortalidade em mulheres jovens.

Em geral, uma gravidez na adolescência é diretamente ligada à perda de chances nos estudos. Em muitos países alunas grávidas são excluídas da formação escolar ou profissional. Mesmo havendo permissão oficial para a continuação dos estudos, a desaprovação social e a perda de reputação entre as pessoas da mesma idade podem levar à exclusão da comunidade. Freqüentemente, as adolescentes não conseguem suportar a dupla jornada de estudo e criação da criança. A procura de um esposo que possa garantir o sustento da jovem mãe e da criança, possivelmente leva a contatos com vários parceiros e a outras gravidezes extra-matrimoniais.


Texto elaborado por Regina Görgen
Tradução: Gunde Schneider Röhr

 Postado por :Jonathan  e Débora
A nova lei, ocelular é proibido na sala de aula

  Hoje em dia em qualquer lugar que você enteja, todos tem celulares e não é diferente nas escolas.
     Se o aluno usar o celular com o fone de ouvido, e na hora da explicação ela tirar o objeto do ouvido, e prestar atenção na aula não há problema nenhum.
     Pois se a mãe de um aluno passar mal, e ter que avisar que está a caminho do hospital, por exemplo o que ela fará se ele não está com o celular é muito nescessariop na vida dos Brasileiro.
    Porém há alunos que escultam música,vai cantar, vai se destrair e prejuldicar o aprendizado na escola.
   Portanto na 8° serie todos nois ja temos cabeça, depende da consciência de cada um de nós e da maturidade, o  aluno ja sabe das obrigações pois no fim do ano quem sai perdendo éo proprio aluno.

                                 DAIANE KAROLAYNE GOMES DIAS 8ª D

 

Sexualidade

     SEXUALIDADE

     O Estudo da Sexualidade deve ser visualizado como conseqüência construtiva para o ajustamento da pessoa, evitando sentimentos de angústia, de culpa e medo da punição. Assim, a visão holística favorece a saúde como um todo e o próprio processo de aprendizagem. Abordar sexualidade apenas no campo físico, é restringir o conhecimento e atenuar os problemas.
     A visão holística abrange além do campo físico, o moral, o psicológico e o espiritual, facilitando o processo de entendimento e das formas terapêuticas de resolvê-los, interrompendo o ciclo.
     O principal objetivo do Estudo da Sexualidade é despertar a Responsabilidade Sexual, revertendo a inversão dos valores, ou seja, da poluição sexual para os princípios reflexivos da prática sexual afetiva, sem constrangimento de qualquer natureza.
O Estudo de Sexualidade deverá conduzir à igual responsabilidade entre os sexos, analisando, permitindo e defendendo as diferenças.
     A proposta pedagógica é preventiva, pois uma criança que tenha na base de formação as informações verdadeiras sobre seu corpo sexuado poderá crescer um adolescente ou adulto com maiores possibilidades de lidar melhor e responsavelmente com a sexualidade de maneira sincera, prazerosa e harmoniosa.
     É grande a dificuldade de se falar em sexo, sexualidade e de relacionamentos afetivo-sexuais,devido aos tabus, preconceitos, insegurança, desconhecimento e tantos outros pré-conceitos os quais afastam os seres humanos do equilíbrio físico, psíquico, moral e espiritual, aprisionando-os no egoísmo individual, inibindo assim sua felicidade real.
     Durante os diálogos em sala de aula com os alunos, buscamos sempre um equilíbrio de conduta para não inibir nem constranger, através de trocas de experiências, onde as pesquisas foram se tornando reais. As palavras empregadas, durante os diálogos, foram escolhidas na medida do possível, sem colorido afetivo. Desta forma abrindo seu coração e expurgando seus conflitos internos, de seus familiares e até de seus conhecidos. Outros aprenderam e colocaram em prática, evitando problemas sérios.
      O Estudo de Sexualidade não possui receitas milagrosas. O Estudo busca o entendimento do processo sexual.
     A dificuldade da abordagem, por certos adultos, é a partir do momento em que as perguntas dos adolescentes atingem o seu passado mal vivido desses adultos, que emerge no momento da mensagem.
     O número de profissionais preparados para abordar Educação Sexual é restrito. Não que a formação – motivação demande de um profundo questionamento do indivíduo, mas se trata da prática fora de suas atividades regulares. Este acréscimo de trabalho não é fácil, além de ser gratuito. As iniciativas não são de nenhum modo reconhecidas oficialmente, não se beneficiando o profissional de qualquer apoio de parte dos poderes públicos. O que é lamentável.
                                                                                         
      Exemplo recente foi a minha participação no I Congresso Brasileiro de Educação Sexual no qual fui o único professor de toda Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro em apresentar trabalho intitulado Compreensão das particularidades da puberdade –Exposição Oral.
E nem por isso a Secretaria de Educação e a própria Coordenadoria deram ênfase ao trabalho do profissional, apesar da Coordenadoria viabilizar nossa ida ao Congresso.
Não bastasse este fato escrevi um livro intitulado “A visão holística da sexualidade” e fiz várias palestras na rede e nenhum interesse foi pronunciado.

Quando afirmo ser lamentável não é questão de vaidade. É pelo simples fato de inviabilizar um trabalho que com certeza irá diminuir muito os problemas que nós seres humanos passamos.

Sexualidade é fundamental para o bem estar individual, interpessoal e social de cada cidadão.

Visitem
http://www.falandodesexualidade.blogspot.com/

Postado por Carlos Roberto nº5 serieº D